EDR vs XDR vs MDR ?

As soluções EDR, XDR e MDR têm o objetivo de proteger contra ameaças cibernéticas em diferentes níveis de abrangência e gestão.

Com um mundo em constante evolução tecnológica, também as ameaças cibernéticas desenvolvem o seu papel evolutivo representando para as empresas uma das maiores preocupações. Detectar, reagir e mitigar são palavras-chave nas prioridades dos departamentos de TI.

Com uma dependência cada vez maior do ambiente digital, nenhuma empresa está imune a ataques cibernéticos.

A adaptação das empresas às novas metodologias de trabalho com a conjugação de formatos híbridos, remotos e presenciais, veio acentuar a necessidade de proteção, uma vez que o número de ataques de ransomware, violações de dados e engenharia social aumentou exponencialmente, sobretudo em casos em que os funcionários utilizam dispositivos pessoais que geralmente estão ligados a redes desprotegidas.

Esta maior necessidade de proteção fez aumentar a procura por parte das empresas, de soluções mais eficazes de monitorização, detecção e resposta.

EDR, MDR e XDR são termos usados para descrever diferentes abordagens para detectar e responder a ameaças cibernéticas em ambientes de rede.

“Só existem dois tipos de empresas, as que já foram atacadas e as que ainda não sabem que já foram atacadas!”

EDR (Endpoint Detection and response)


Uma abordagem de segurança que se foca na deteção e resposta a ameaças em endpoints como laptops, desktops e dispositivos móveis.

O EDR recolhe dados de endpoints e usa a análise de comportamento para identificar atividades maliciosas, como tentativas de explorar vulnerabilidades, uso de credenciais roubadas ou atividades de malware. Quando uma ameaça é detectada, o EDR envia alertas aos administradores de segurança para que eles possam responder rapidamente e mitigar o risco.

XDR (Extended Detection and Response)


O XDR tem uma abordagem de atuação mais ampla, incluindo detecção e resposta a ameaças em toda a organização, não só em endpoints mas também em ambientes de nuvem e dispositivos IoT.

O XDR usa tecnologias como machine learning e análise comportamental para correlacionar dados de várias fontes e identificar ameaças em toda a organização.

O XDR também oferece recursos adicionais, como automação de resposta a incidentes e integração com ferramentas de segurança de terceiros.

Ambos, EDR e XDR trabalham na análise, detecção, investigação e protocolos de resposta.

MDR (Managed Detection and Response)


MDR é um serviço de gestão de segurança avançado, que inclui monitorização, alertas e suporte de resposta às ameaças e ataques 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Esse serviço é fornecido por uma equipa especializada, experiente e treinada do centro de operações de segurança, também chamado de SOC (Security Operation Center).

Esses recursos normalmente aproveitam uma plataforma de gestão de informações e eventos de segurança SIEM (Security Information Event Management), que recolhe e correlaciona arquivos de metadados de vários dispositivos de TI em toda a rede.

Os serviços de MDR são adequados para organizações que não possuem uma equipa de segurança cibernética dedicada ou desejam delegar a função de operações de segurança, e permitir que sua equipa interna se concentre em atividades mais estratégicas do negócio.

Em suma, EDR é uma abordagem mais focada em endpoint, XDR é uma abordagem que amplia a área de atuação indo mais além dos endpoints para incluir toda a organização e MDR é um serviço de gestão de detecção de respostas a ameaças a tempo inteiro.

Cada abordagem tem as suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha de uma depende das necessidades específicas de segurança da organização.

EDR
(Endpoint Detection and Response)

Software


XDR
(Extended Detection and Response)

Software


MDR
(Managed Detection and Response)

Software

Como conclusão

a escolha da abordagem de detecção e resposta a ameaças depende das necessidades específicas de segurança da organização, como orçamento, áreas de atuação, visibilidade e capacidade de resposta. As empresas podem combinar abordagens para obter uma visão mais ampla e melhorar a proteção contra ameaças cibernéticas.

Referências